Ministério da Agricultura

Nota da Syngenta sobre a venda de Atrazina e Paraquate no Brasil

Multinacional suíça se manifestou após publicação da matéria “Agrotóxicos proibidos na Europa são campeões de vendas no Brasil”

Da Redação

19 de dezembro de 2018

“Com relação ao Paraquate, mencionado ao longo do texto, a Syngenta afirma que se trata de um dos produtos de proteção de cultivos mais pesquisados e testados, atualmente registrado para uso em diversos países, incluindo aqueles com alguns dos mais exigentes ambientes regulatórios, como EUA, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Também é registrado em países da América Latina, como, por exemplo, na Argentina, que assim como o Brasil tem na agricultura uma das atividades mais representativas para o PIB.

Sobre a Atrazina, cabe dizer que o produto vem sendo utilizado há mais de 50 anos e que, assim como o Paraquate, é um importante aliado de agricultores contra a proliferação de ervas daninhas em cultivos diversos. Estudos realizados em países como Canadá, Reino Unido e Austrália, e também pela Agência Ambiental dos Estados Unidos (US EPA), demonstram a segurança do produto.

E a respeito da questão que intitula a matéria repercutida, é essencial esclarecer que as práticas agrícolas estão diretamente ligadas às características regionais, como condições climáticas, cultivos e número de safras plantadas por ano, pressão de pragas e doenças, entre outros. Defensivos usados aqui não são tão necessários em países onde o inverno rigoroso – muitas vezes com neve – reduz naturalmente a pressão de pragas, doenças, e a competição de ervas daninhas. O plantio direto, prática amplamente utilizada no Brasil e que garante a gestão sustentável do solo, é viabilizado por meio da utilização de herbicidas como Atrazina e Paraquate.

Todos os produtos que comercializamos no Brasil são submetidos a um processo de avaliação reconhecido como um dos mais rigorosos do mundo, que envolve ANVISA, MAPA e IBAMA. Cada um dos órgãos avalia os produtos conforme sua área de expertise: saúde, agronomia e meio ambiente. Cabe dizer, inclusive, que consideramos fundamental manter a autonomia e a independência de cada uma das agências reguladoras, de acordo com suas competências.

Este tema – venda de produtos no Brasil que não são comercializados em outros países – foi, inclusive, pauta de um dos episódios que integram a nossa série Mitos e Verdades. Esse e outros conteúdos podem ser acessados nos nossos perfis nas redes sociais e também em nosso blog: https://blogsyngenta.com.br/mitos-e-verdades-2/

Leia a matéria que gerou a nota: “Agrotóxicos proibidos na Europa são campeões de vendas no Brasil“.